No
dia 21 de maio, o 4° ano do fundamental do Carolinna Russo mergulhou no
universo das plantas a fim de ter um resgate da importância ecológica dos
vegetais, relacionar a parte da planta às suas funções, valorizando outra forma
de vida por meio de suas adaptações e interações com o meio, no caso, um rio.
Nesta
aula, os alunos conheceram as partes das plantas tendo a pesquisa como
ferramenta-verdadeiros cientistas! Indo desde raízes até frutos, viajaram pelo
mundo das plantas aquáticas e terrestres. Primeiro, tiveram que descobrir em
que estrutura a planta aquática está buscando por água, com a ajuda dos “olhos
grandes” (lupas).
Em seguida, comparam suas texturas, bolinhas de ar e tudo
mais que as fazia flutuar. “E flutuar para quê?”. Na busca pela luz, adentraram
na lenda da Vitória Régia e viram que aquáticas também podem ter flor. Sem se
afogar como Naiá, a personagem da lenda, exploraram toda a riqueza por trás da
beleza desta linda flor e de outras mais; fazendo soltar pólen como insetos em
um das maiores flores do mundo. E o que veio depois? Dando frutos à imaginação, os fizeram se materializar, com uma bela fruta à se formar. E do fruto veio a semente, crescendo até virar uma plantinha. E que semente essa de abacate! “E para que o bebê planta cresça? O que precisa?”. Já foram investigar, pelos caminhos das folhas em um rio e com o caranguejo a animar!
Aproximar as crianças da flora ribeirinha, percebendo a sua rica interação com as demais formas de vida e seu meio, tem o intuito de despertar para a valorização da vida para além do ser humano-
Viva o verde que nos faz vivos!
Por Tagore
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