terça-feira, 6 de outubro de 2015

Na busca por raízes, dando frutos à imaginação



No dia 21 de maio, o 4° ano do fundamental do Carolinna Russo mergulhou no universo das plantas a fim de ter um resgate da importância ecológica dos vegetais, relacionar a parte da planta às suas funções, valorizando outra forma de vida por meio de suas adaptações e interações com o meio, no caso, um rio.

     Nesta aula, os alunos conheceram as partes das plantas tendo a pesquisa como ferramenta-verdadeiros cientistas! Indo desde raízes até frutos, viajaram pelo mundo das plantas aquáticas e terrestres. Primeiro, tiveram que descobrir em que estrutura a planta aquática está buscando por água, com a ajuda dos “olhos grandes” (lupas).
Em seguida, comparam suas texturas, bolinhas de ar e tudo mais que as fazia flutuar. “E flutuar para quê?”. Na busca pela luz, adentraram na lenda da Vitória Régia e viram que aquáticas também podem ter flor. Sem se afogar como Naiá, a personagem da lenda, exploraram toda a riqueza por trás da beleza desta linda flor e de outras mais; fazendo soltar pólen como insetos em um das maiores flores do mundo.
E o que veio depois? Dando frutos à imaginação, os fizeram se materializar, com uma bela fruta à se formar. E do fruto veio a semente, crescendo até virar uma plantinha. E que semente essa de abacate! “E para que o bebê planta cresça? O que precisa?”. Já foram investigar, pelos caminhos das folhas em um rio e com o caranguejo a animar!         
  Aproximar as crianças da flora ribeirinha, percebendo a sua rica interação com as demais formas de vida e seu meio, tem o intuito de despertar para a valorização da vida para além do ser humano-


  Viva o verde que nos faz vivos!

Por Tagore

Nenhum comentário:

Postar um comentário