terça-feira, 6 de outubro de 2015

Consumo consciente na cabeça!!!


Fomos convidados a participar de uma incrível iniciativa do Colégio Santo Inácio: Um fórum de sustentabilidade para os alunos do 2o ano do Fundamental. Neste fórum, vários  palestrantes apresentaram temas referentes à proposta de uma cultura de sustentabilidade e responderam às perguntas formuladas pelas turmas, em diferentes encontros. Coleta seletiva, produção de lixo, poluição do ar, a saúde dos oceanos, a reciclagem foram temas debatidos e apresentados por lideranças e pesquisadores das referidas áreas.  Nosso tema foi o consumo consciente, e as perguntas propostas tão sérias e profundas , como só as crianças podem fazer, rezavam sobre diversos aspectos da cultura de consumo:
- Porque consumimos sem precisar?
-Os homens das cavernas produziam lixo?
- Seus filhos são consumidores conscientes?
- É possível viver sem consumir?
A escola dá seguimento a um projeto de sustentabilidade que pretende despertar nas crianças a consciência ecológica e mobilizar as famílias sobre as questões ambientais. E fazem isso valorizando o assunto como se deve:  em um auditório devidamente preparado com toda pompa e circunstância, mais de 230 alunos durante quase 2 horas vivenciaram com todo o entusiasmo,educação e respeito, a condução da apresentação, perguntas, respostas, sendo eles mesmos mestres de cerimônia, organizadores, anfitriões, expectadores e entrevistadores. Um show de envolvimento, alegria e paixão. Se nosso futuro depende das novas gerações, por esta amostra, fico tranquilo quanto ao nosso destino!
Parabéns a toda equipe do Santo Inácio, e obrigado pela oportunidade de presenciar e participar desta iniciativa ecologicamente oportuna e mobilizadora!

Vídeo apresentado no encontro que reflete sobre o impacto ambiental da cultura humana:

Nenhum comentário:

Postar um comentário