terça-feira, 1 de setembro de 2015

Entre a Terra e o Mar!

O Maternal I da Escola Mopi está vivenciando e conhecendo os diversos tipos de ambientes. Ao longo das aulas, os alunos passaram por algumas atividades usando os sentidos do corpo humano para uma melhor percepção e descobrimento, visando ampliar seus conhecimentos sobre o ambiente da praia e os animais em que nela habitam.

A partir de uma história, os alunos assimilaram a diversidade e a relevância dos animais que compõem este ambiente. A ideia era fazer com que as crianças encontrassem os seres vivos escondidos na terra e na água, compreendendo assim suas funções e características.
 Através dos sentidos, os alunos encontraram os animais que vivem na terra, puderam sentir sua textura, seu cheiro e, por fim, concluir o que estes seres vivos tinham de diferente para sobreviver neste ambiente.
Em seguida, as crianças puderam conhecer e perceber a diferença entre os animais que vivem na areia e aqueles que habitam o ambiente aquático. Ao observar a estrutura corporal e formato dos seres vivos que vivem na água, os alunos descobriram que as características que os tornam rápidos e aptos ao seu ambiente, podem tornar-se uma grande desvantagem, caso necessitem circular pelo ambiente terrestre.

Por meio destas atividades, as crianças compreenderam a importância do meio ambiente, além dos cuidados necessários para conservá-lo e manter a salvo as diversas espécies que nele habitam. Afinal, cada elemento é único para o ecossistema e ao formar cidadãos conscientes e responsáveis, asseguramos também o futuro do planeta.
Texto: Elton Nascimento de Ataíde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário