quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Sol da meia noite

As turmas de 5º ano do Colégio Mopi unidade Itanhangá,  trabalharam junto com os pais para comemorar o seu dia, em uma aula para descobrir os movimentos da Terra, e como esses movimentos vão influenciar o nosso planeta. Depois das diversas atividades propostas, o objetivo da aula era que os alunos compreendessem como os movimentos de rotação, translação e o plano inclinado do planeta influenciam nas mudanças de estações, no dia e noite e porque foi importante a criação dos fusos horários.
A partir de um vídeo que abordava o fenômeno do “Sol da meia noite”,  onde era explicado como os pólos permaneciam 6 meses em total escuridão e 6 meses em total claridade, foi esclarecido como o plano inclinado é responsável por esse fenômeno. Utilizando mini globos terrestres em uma posição inclinada com o auxílio de uma lanterna, os alunos puderam investigar a incidência luminosa em cada ponto do planeta.
Logo após esses conceitos estarem totalmente esclarecidos, os alunos com seus pais, utilizaram uma placa branca com uma luminária incidindo diretamente, para representar a luminosidade que chega ao planeta. Deixando a luz posicionada para a placa por algum tempo, eles mediram a temperatura dessa placa com o auxílio de um termômetro a laser, e a incidência de luz com o apoio de uma placa fotovoltáica acoplada a um multímetro. Em um segundo momento dessa mesma atividade, eles mantiveram a luminária na mesma posição e colocaram a placa deitada, representando o plano inclinado, e fizeram os mesmos procedimentos anteriores. Assim puderam comparar a mudança de temperatura e incidência solar, dependendo da posição da Terra, concluindo que isso levava às nossas estações do ano, e também as necessidades da criação dos fusos horários.

Com essas atividades, espera – se que os alunos consigam compreender como os movimentos da Terra e os fusos horários interferem na nossa vida, permitindo uma maior compreensão das múltiplas relações entre os diferentes e distantes lugares do mundo, e a noção de espaço/tempo.

Por Renata Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário