O grupo 5 da Escola Parque,
unidade Gávea, está trabalhando o tema Lixo, buscando entender como ele pode
afetar os ecossistemas e a vida na Terra e conhecendo maneiras de diminuir sua
produção, como por exemplo, reaproveitando materiais que antes seriam descartados.
Na aula desta semana, os alunos puderam constatar que o solo tem capacidade de
absorver grande quantidade de água e de retê-la, alimentando o lençol freático.
No entanto, o chorume proveniente do lixo que é despejado em aterros
sanitários, também acaba sendo absorvido, contaminando o lençol freático com
microrganimos e metais pesados. E é este lençol freático contaminado que
abastece, juntamente com as chuvas, os rios e lagos, que por sua vez, abastecem
nossas residências.
A aula teve início
com a discussão de um evento que tinha acontecido na véspera: forte
precipitação no estado de granizo em alguns locais da cidade. A partir daí,
falou-se sobre o cheiro de terra molhada que procede até mesmo a precipitação:
Por que sentimos o cheiro de terra molhada antes mesmo da chuva cair? Através de práticas os alunos puderam testar a
absorção de água em diferentes tipos de solo (areia, terra
preta e terra vermelha- barro) e constataram que a terra preta e o barro, em
função da menor granulometria (tamanho dos grãos) que apresentam tem maior
capacidade de retenção de água. Em seguida, também através de experimentos, os
alunos puderam compreender como se dá a formação de um rio e também que embaixo
da terra existe o lençol freático que abastece este rio.
Em
seguida, os alunos conheceram o “chorume do bem”, vindo da composteira da
escola, sentiram seu cheiro, comparando-o com o cheiro do chorume proveniente
do lixo, recordando para isso, do cheiro ruim que sentem quando o caminhão de
lixo passa na rua. Os alunos preparam o biofertilizante para a horta através da
diluição do chorume da composteira e vão entregar para outro grupo da escola
que é responsável pela composteira da escola, transformando lixo orgânico em
adubo.
Com
essa aula, esperamos ter contribuído para uma possível melhora da qualidade de
vida no planeta, estimulando a percepção dos alunos em relação aos efeitos das
atitudes humanas, visado à diminuição da produção do lixo no ambiente.
Por Carol Clemente,
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