terça-feira, 17 de novembro de 2015

A terra sob nossos pés!


                O grupo 5 da Escola Parque, unidade Gávea, está trabalhando o tema Lixo, buscando entender como ele pode afetar os ecossistemas e a vida na Terra e conhecendo maneiras de diminuir sua produção, como por exemplo, reaproveitando materiais que antes seriam descartados. Na aula desta semana, os alunos puderam constatar que o solo tem capacidade de absorver grande quantidade de água e de retê-la, alimentando o lençol freático. No entanto, o chorume proveniente do lixo que é despejado em aterros sanitários, também acaba sendo absorvido, contaminando o lençol freático com microrganimos e metais pesados. E é este lençol freático contaminado que abastece, juntamente com as chuvas, os rios e lagos, que por sua vez, abastecem nossas residências.

                A aula teve início com a discussão de um evento que tinha acontecido na véspera: forte precipitação no estado de granizo em alguns locais da cidade. A partir daí, falou-se sobre o cheiro de terra molhada que procede até mesmo a precipitação: Por que sentimos o cheiro de terra molhada antes mesmo da chuva cair?  Através de práticas os alunos puderam testar a absorção de água  em diferentes tipos de solo (areia, terra preta e terra vermelha- barro) e constataram que a terra preta e o barro, em função da menor granulometria (tamanho dos grãos) que apresentam tem maior capacidade de retenção de água. Em seguida, também através de experimentos, os alunos puderam compreender como se dá a formação de um rio e também que embaixo da terra existe o lençol freático que abastece este rio.

                Em seguida, os alunos conheceram o “chorume do bem”, vindo da composteira da escola, sentiram seu cheiro, comparando-o com o cheiro do chorume proveniente do lixo, recordando para isso, do cheiro ruim que sentem quando o caminhão de lixo passa na rua. Os alunos preparam o biofertilizante para a horta através da diluição do chorume da composteira e vão entregar para outro grupo da escola que é responsável pela composteira da escola, transformando lixo orgânico em adubo.

                Com essa aula, esperamos ter contribuído para uma possível melhora da qualidade de vida no planeta, estimulando a percepção dos alunos em relação aos efeitos das atitudes humanas, visado à diminuição da produção do lixo no ambiente.   




 Por Carol Clemente,

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